SHIATSU - TRATAMENTO PARA O CORPO E A MENTE
Se você é uma pessoa que sente dor crônica, tensão muscular ou tem problema emocional como estresse, depressão, ansiedade, então continue lendo este texto e conheça a grande solução para muitos problemas físicos e emocionais, que costumam tirar sua paz.
Shiatsu! Você já ouviu falar? É uma técnica de massagem terapêutica desenvolvida no Japão, aplicada por meio de pressão manual e digital sobre a pele, principalmente, com os polegares, dedos e palmas das mãos.
O significado da palavra Shiatsu é, literalmente, “pressão com o dedo”, pois Shi quer dizer “dedo” e atsu significa “pressão ou contato”.
A massagem shiatsu é feita em determinados pontos e áreas do corpo, com o intuito de prevenir e tratar doenças pela estimulação dos poderes de recuperação naturais do corpo, assim como corrigir disfunções internas para promover a boa saúde e a qualidade de vida do paciente.
Shiatsu é eficaz porque trata o corpo como um todo. É terapia de reequilíbrio físico e energético. O profissional massoterapeuta aplica o tratamento de acordo com as condições de cada pessoa. As sessões também ajudam a detectar irregularidades corporais e a prevenir o acúmulo de fadiga e a ocorrência de doenças.
Pessoas de todas as idades, desde crianças, jovens até idosos, podem fazer shiatsu. A técnica não exige a assistência de qualquer dispositivo mecânico ou medicamentos e não tem efeitos colaterais.
O shiatsu desperta para uma nova consciência de si próprio. Proporciona conexão consigo mesmo e desenvolve uma grande sensação de equilíbrio, vitalidade, bem-estar e leveza.
O foco dessa terapia é retomar o estado de equilíbrio do organismo e não somente eliminar sintomas. Por isso, ele pode ser utilizado de forma complementar no tratamento de diversas doenças, sendo especialmente indicado para:
-
Proporcionar uma experiência profundamente relaxante;
-
Estimular os sistemas circulatório, linfático e hormonal;
-
Auxiliar nas patologias das articulações, entorses, artrite, artrose, dor ciática, dores agudas e crônicas, dores no pescoço e nas costas (cervicalgia e lombalgia);
-
Aliviar dores de cabeça;
-
Tratar crises de renite e sinusite;
-
Auxiliar no tratamento de problemas respiratórios;
-
Aliviar sintomas de bruxismo e distúrbios da ATM e DTM;
-
Promover o fluxo de energia e corrigir as desarmonias em todo o corpo do paciente;
-
Regular a atividade do sistema nervoso autônomo;
-
Tratar síndrome do pânico, depressão e ansiedade;
-
Tratar problemas de autoestima;
-
Melhorar a postura global;
-
Aliviar o estresse;
-
Melhorar na percepção corporal;
-
Melhorar a circulação do sangue e dos vasos linfáticos;
-
Melhorar a respiração;
-
Atividade do sistema nervoso, digestivos, circulatórios, musculares, cardíacos, neurológicos, renais, etc;
-
Estabilizar distúrbios menstruais;
-
Ajudar a regular os distúrbios do sono;
-
Reduzir a pressão arterial;
-
Aumentar o nível de endorfinas;
-
Aliviar as tensões musculares;
-
Facilitar a retirada de toxinas;
-
Retardar o envelhecimento;
-
Reequilibrar o fluxo energético.
​
SHIATSU PARA GESTANTES
​
A gestação é um período delicado e especial na vida da mulher. Por isso, é uma situação que também causa sintomas emocionais como a ansiedade, medo, insegurança, além de sintomas físicos, que são comuns da gravidez.
Graças ao seu poder de gerar equilíbrio nas emoções e serenidade na mente e no corpo, a terapia shiatsu está atraindo muitas mulheres grávidas.
Quando a mulher alcança o equilíbrio do seu corpo, também poderá transmitir ao seu bebê a serenidade que ele tanto necessita para crescer com saúde e nascer de uma forma mais tranquila.
Receber shiatsu com regularidade, durante a gravidez, pode ajudar:
-
Devolver a vitalidade ao seu corpo;
-
Liberar seus movimentos;
-
Reduzir o estresse;
-
Diminuir as dores nas costas e ciáticas;
-
Melhorar a digestão e evitar a acidez, assim como os enjoos;
-
Evitar a prisão de ventre;
-
Ajudar a regular seu sistema hormonal;
-
Melhorar a fluidez da circulação sanguínea e do líquido linfático;
-
Ajudar a reduzir o inchaço das pernas;
-
Diminuir sua tensão muscular;
-
Favorecer a qualidade do sono;
-
Consolidar suas capacidades de autoconhecimento do corpo;
-
Aliviar a dor e gerar um efeito tranquilizador na hora do parto.
CONDIÇÕES QUE A TERAPIA SHIATSU NÃO DEVE SER APLICADA
​
Doenças contagiosas; pleurisia, peritonite, apendicite, pielite, pancreatite, úlcera pépticas, úlceras duodenais, cirrose do fígado, leucemia, invaginação intestinal, obstrução intestinal, câncer; febre alta, cirurgia recente. Debilidade física extrema e doenças infecciosas da pele.